A estimativa da Agência Nacional de Petróleo (ANP) é de que a dependência externa de combustíveis no ciclo Otto (gasolina mais etanol) passe dos 32 mil barris por dia (b/d) do cenário atual para 198 mil barris por dia em 2026. Em 2030, a importação média de combustíveis na ciclo Otto deve atingir 408 mil barris b/d em 2030, declarou a diretora-geral Magda Chambriard.
Ainda de acordo com estimativa apresentada pela executiva, no 12º Fórum de Debates sobre Qualidade e Uso dos Combustíveis, a importação média brasileira de diesel A deve atingir 205 mil barris por dia em 2026, e 424 mil barris b/d em 2030, considerando que a refinaria do Comperj entre em operação em 2023.
Sem considerar a atividade da refinaria do Comperj, essa estimativa sobe para 264 mil barris ao dia em 2026 e 483 mil barris ao dia em 2030, disse Chambriard, nesta quarta-feira (13) no Rio de Janeiro.
?Como 2023 está longe, a gente apresentou os dois cenários. Vocês vêm que no mínimo tem movimentação portuária extremamente relevante a ser tratada?, ressaltou na apresentação.
A diretora-geral afirmou ainda que "se vê principalmente" diesel e gasolina entrando por São Luiz [no Maranhão], Saupe, em Pernambuco, e São Sebastião [São Paulo], gasolina e diesel. De acordo com ela, se continuar dessa maneira, os três portos terão "praticamente" um milhão de barris por dia entrando por eles.
"Diariamente a gente fornece subsídios para discussão dessas carência nos portos, que é absolutamente essencial para o abastecimento dos combustíveis. Fazer algo logo, do contrário vamos ter problemas", afirmou.
Refinarias
A executiva declarou ainda que seria necessária para o que ela chamou de ?percurso da autossuficiência? a existência no país de mais duas refinarias, além das que já estão planejadas.
"Se olhar a capacidade instalada, ou seja, o parque de refino do Brasil não mudou muito. Em termos de refinarias novas, não fizemos muito. (...) O Brasil tinha pensado antes uma [refinaria] no Maranhão e outra no Ceará. Na visão do ANP não é isso. Na visão da ANP, a gente teria que ter uma no Maranhão, e a outra para cobrir o Sudeste e Centro Oeste, como a gente já tem uma refinaria em Minas mais ao leste, essa segunda refinaria poderia ser, por exemplo, no triângulo mineiro", disse.
Estoques estratégicos
Chambriard levantou no evento a necessidade do que ela denominou ?estoque estratégico?, em caso de possíveis entreveros que possam surgir em uma situação de um milhão de barris por dia chegando aos portos.
?Um ponto que não pode ser esquecido. Se chegar a esse número de um milhão de barris (...) dificilmente vai deixar de reconhecer que isso aí é uma operação complicada nos portos e tem muita chance de ter entreveros. E entreveros só vamos solucionar com estoque estratégico. Isso que está mostrando o estudo. Se a questão ficar complicada, necessariamente vai ter uma conta para pagar em estoque estratégico. E só um sinalzinho amarelo que estamos trazendo para a discussão?, concluiu.
Fonte: G1