A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o pregão desta sexta-feira (4) em queda de quase 1%, em linha com o cenário externo e à espera do fim de semana prolongado por feriado no Brasil, reforçando a cautela em meio a um quadro de incertezas no país.
Às 13h21, o Ibovespa, o principal índice da bolsa, recuava 1,93%, aos 46.452 pontos.
Ações da Petrobras cediam, por volta do mesmo horário, com os preços do petróleo operando sem grandes variações e agentes também atentos à chance de elevação do tributo Cide para combustíveis. Vale também recuava, após ganhos expressivos nas últimas duas sessões.
Ações do governo na véspera esfriaram por ora a pressão negativa com rumores sobre uma possível saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, mas os desafios ainda grandes no horizonte do governo para a retomada da economia e o controle das contas públicas mantêm o tom defensivo.
Há dúvidas ainda sobre próximas medidas, principalmente potenciais aumentos de tributação. No exterior, a ausência do mercado chinês por feriado não evitou nova onda de aversão a risco, enquanto seguem dúvidas sobre se Pequim continuará dando suporte ao mercado de renda variável local.
Nos Estados Unidos, o crescimento do emprego ficou abaixo do esperado em agosto, mas a queda da taxa de desemprego para a mínima de quase sete anos e meio e o avanço dos salários mantiveram vivas as perspectivas de alta dos juros este mês.
Em Wall Street, o índice S&P 500 cedia, com feriado também fechando o mercado norte-americano na segunda-feira.
Nova carteira do Ibovespa
O último pregão da semana também incluía que a prévia final do índice de referência do mercado acionário brasileiro que irá vigorar de 8 de setembro a 30 de dezembro.
Na nova composição, Itaú Unibanco e Bradesco reduziram o peso de 19,6% para 17,5%. Assim, os cinco ativos de maior peso passam a ser: Itauunibanco PN (10,269%), Ambev S/A ON (7,509%), Bradesco PN (7,245%), Petrobras PN (4,514%) e BRF SA (4,431%).
A Bovespa fechou em alta nesta quinta-feira (3), pelo segundo dia seguido, mais uma vez beneficiada pelo tom positivo nos mercados acionários no exterior, com as ações da Vale entre os principais suportes para o avanço.
O Ibovespa subiu 1,94%, a 47.365 pontos. Na semana, a bolsa sobe 0,44%. No ano, o índice acumula perda de 5,28%.
Fonte: G1