A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em queda nesta sexta-feira (21), no patamar de 45 mil pontos, acompanhando o quadro negativo no ambiente financeiro externo, após dado sobre a indústria na China endossar preocupações sobre o ritmo de desaceleração da segunda maior economia do mundo.
Às 13h26, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, recuava 1,50%, a 45.948 pontos.
As ações da Petrobras caíam mais de 3%, ajudando a puxar o índice para baixo. Os papéis da Vale também operavam no vermelho.
Oi e Cesp lideravam as baixas do índice, com desvalorização de mais de 5%.
O quadro político doméstico adicionava incertezas, com a chance do vice-presidente Michel Temer deixar a articulação política do governo federal, além de expectativa sobre o que acontecerá após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ser denunciado por envolvimento no escândalo de corrupção apurado pela operação Lava Jato.
Na quinta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,13%, a 46.649 pontos, após bater a mínima em 17 meses na véspera, com a disparada das ações da Souza Cruz e ganhos de Vale anulando a pressão negativa do exterior e das permanentes preocupações acerca do quadro político e econômico do país.
Fonte: G1