O grupo Claro/Net/Embratel (América Móvil) liderou o ranking de empresas que mais geraram reclamações de consumidores no estado de São Paulo em 2015, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (22) pela Fundação Procon de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. Em seguida vêm o Vivo/Telefônica, Sky, TIM Celular e Grupo Pão de Açúcar.
Os dados fazem parte do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, divulgado anualmente pelo Procon paulista. O ranking lista as empresas ou grupos empresariais que geraram maior número de reclamações fundamentadas ? isto é, maior número de casos nos quais as demandas dos consumidores não foram solucionadas na etapa inicial dos atendimentos e, portanto, foram transformadas em processos administrativos.
Em 2015, 1.050.352 consumidores recorreram aos Procons integrados ao sistema, registrando os atendimentos entre consultas, orientações, atendimentos preliminares, CIPs e reclamações. Desse total 60.949 geraram reclamações fundamentadas ? demandas não solucionadas em fase preliminar, que seguiram para uma segunda etapa de concliliação, com a abertura de processo administrativo.
Fonte: G1