A companhia aérea Gol prevê uma redução de 4 a 6% nas decolagens no primeiro semestre de 2016 no mercado doméstico, de acordo com apresentação a investidores publicada pela empresa nesta segunda-feira (7) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Segundo o documento, que trata de ajustes na malha doméstica da aérea para se adaptar "à nova realidade do setor" no ano que vem diante da retração econômica, as decolagens somaram 149,5 mil no primeiro semestre de 2015.
Em setembro, a empresa disse que praticou tarifas médias superiores ao patamar do segundo trimestre de 2015 em agosto, mês em que reduziu a oferta no mercado doméstico e registrou recuo da demanda.
A oferta de assentos nos voos domésticos foi reduzida em 0,6% no mês passado ante agosto de 2014, "em linha com sua projeção para queda entre 2% e 4% no segundo semestre, equivalente a uma queda de até 1% em 2015", disse a Gol em comunicado nesta terça-feira.
Apesar de ter diminuído a oferta, a demanda caiu em ritmo superior, de 2,8%, o que reduziu a ocupação dos voos domésticos da empresa em 1,7 ponto percentual ante agosto de 2014, para 76,1%. O volume de passageiros transportados nos voos domésticos recuou 7,8%.
Fonte: G1