Itaú Unibanco reduziu de 12,7% para 11,9% ao mês a taxa média de juros do cheque especial. Segundo o banco, o corte leva em conta fatores como inadimplência mais baixa e a agenda de medidas do Banco Central (BC) para a diminuição do spread.
Em comunicado, o Itaú diz ter se antecipado ao efeito esperado das mudanças nas regras do cheque especial, que foram aprovadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e entrarão em vigor em 1º de julho.
?Nossa expectativa é que as medidas de autorregulação reduzam a inadimplência e, consequentemente, as taxas de juros. Nos antecipamos a esse movimento por entender que o cenário econômico melhorou, o que já se reflete em índices de inadimplência menores?, diz Flavio Iglesias, diretor do Itaú, por meio de nota.
O cheque especial é uma das modalidades de crédito com os juros mais altos. Uma das principais alterações nas regras é a obrigação de que os bancos disponibilizem opções de pagamento do saldo devedor "em condições mais vantajosas" do que as praticadas. Entre elas, deve estar o parcelamento dos débitos.
Fonte:G1