Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   40% dos pequenos empresários estão pessimistas, diz SPC

model-1

Levantamento realizado para calcular o Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário (ICMPE) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que 40,38% dos micro e pequenos empresários se dizem pessimistas em relação a expectativa da economia brasileira nos próximos seis meses.

O indicador de confiança, por sua vez, registrou 40,03 pontos em dezembro, informaram as entidades. O índice leva em consideração 800 empreendimentos do setor comércio varejista e serviços, com até 49 funcionários, nas 27 unidades da federação, incluindo capitais e interior. Quando o indicador vier abaixo de 50, indica que houve percepção de piora por parte dos empresários. A escala do indicador varia de zero a 100.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico e político não inspira otimismo. "Mesmo na época das festas de fim de ano, que costuma ser favorável para os resultados de vendas, as expectativas não são as melhores. A inflação reduz o poder de compra do consumidor, impactando diretamente o consumo das famílias e, consequentemente, o faturamento das empresas", avaliou ela.

Perspectivas para a economia

Também foi avaliado no Indicador de Confiança que, para os empresários entrevistados, as perspectivas para a evolução da economia são mais pessimistas do que as perspectivas para os seus próprios negócios. "Esse resultado é recorrente, evidenciado em todas as sondagens ao longo do ano passado", informaram a CNDL e o SPC Brasil.

"A maioria relativa dos empresários, 43,88%, expressa confiança com relação aos negócios. Essa proporção diminui quando se considera a economia: 29,25% se dizem confiantes para os próximos seis meses, contra 40,38% que se dizem pessimistas", analisou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Para 33,6% dos entrevistados que manifestaram confiança em relação ao futuro de seus negócio, o principal motivo mencionado é que a economia irá se recuperar, com queda da inflação, aumento das vagas de emprego e também das vendas. Outros 24,5% não sabem exatamente o porquê estão confiantes, mas dizem ter "um sentimento de que as coisas vão melhorar".

Para 83% dos MPEs, economia brasileira piorou

O diagnóstico de que a economia piorou nos últimos meses foi compartilhado por 83% dos empresários e apenas 6,75% tiveram a percepção de que a economia melhorou, informaram a CNDL e o SPC Brasil.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, essa avaliação reflete o quadro recessivo da economia brasileira, que se agravou nos últimos meses, com aumento da inflação, dos juros, as quedas no volume de vendas do varejo e também do setor de serviços.

Fonte: G1



Notícias

Publicações

Nosso Site