Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   PIB britânico é revisado para queda menor no 2º tri de 19,8%

model-1

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido registrou uma queda recorde de 19,8% no segundo trimestre, no momento mais crítico do confinamento para lutar contra a pandemia, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

A queda é um pouco menor que a calculada na primeira estimativa (-20,4%), mas confirma que o país enfrentou uma recessão sem precedentes nos seis primeiros meses do ano, após a contração de 2,5% no primeiro trimestre.

A queda foi a maior desde que os registros começaram em 1955. Outros dados sugerem que o Reino Unido está a caminho do maior recuo anual desde a década de 1920.

No segundo trimestre, a queda mais drástica aconteceu em abril. Em maio a economia progrediu 2,4%, e em junho 8,7%. A tendência persistiu em julho, com 6,6%, após a flexibilização da maioria das restrições.

O Reino Unido é o país europeu mais afetado pela pandemia, com mais de 42.000 mortes.

"As novas restrições pela Covid-19 provavelmente significarão que o PIB vai estagnar no quarto trimestre, deixando a atividade econômica 5,5% aquém dos níveis pré-crise", disse Ruth Gregory, da consultoria Economics.

As famílias pouparam um recorde de 29,1% de sua renda, contra 9,6% no primeiro trimestre, já que não puderam gastar em muitas lojas e restaurantes durante o lockdwon, enquanto a renda foi sustentada por um programa de empregos do governo que acaba no próximo mês.

Na comparação com o ano anterior, o PIB do Reino Unido no segundo trimestre contraiu 21,5%, o mesmo que na Espanha, enquanto a França informou contração de 19%.

O Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) projeta que o PIB do Reino Unido irá registrar uma contração de 10,1% em 2020.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site