Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   58,2% das famílias estavam endividadas em setembro, diz CNC

model-1

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) mostrou que, em setembro, 58,2% das famílias brasileiras estavam endividadas. Este resultado é maior do que o observado em agosto (58%), mas é menor do que há um ano, quando havia sido 63,5%. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

?A retração do consumo, em virtude da persistência da inflação e da contração da renda, além do elevado custo do crédito, explica essa redução na comparação anual?, analisou o economista da CNC Bruno Fernandes, em nota.

A entidade ressaltou que a manutenção de altas taxas de juros e a instabilidade do mercado de trabalho ampliaram o percentual das famílias com contas ou dívidas em atraso, tanto na comparação mensal como na anual. "Em setembro de 2015, este percentual era de 23,1% e agora é de 24,6%. No mês passado, esse total foi de 24,4%".

Segundo a CNC, o cartão de crédito segue no topo da lista do tipo de dívida, com 76,3%, seguido do carnê, com 14,8%, e do financiamento de carro, 10,9%.

Contas em atraso e inadimplência

O levantamento mostrou ainda que do total das famílias, 9,6% disseram "não ter como pagar as dívidas adquiridas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro". Esse resultado é maior do que agosto, 9,4%, e superior ao observado em setembro de 2015, quando havia sido 8,6%.

O percentual de brasileiros que relataram estar "muito endividados", no entanto, caiu de agosto para setembro, de 14,6% para 14,4%. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 0,5 ponto percentual, informou a CNC.

O tempo médio das contas atrasadas foi de 63,2 dias, e o tempo médio de comprometimento com dívidas foi de 7,1 meses. Do total das famílias brasileiras, 21% estão com mais da metade da sua renda comprometida com este tipo de pagamento.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site