Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Bolsa de Atenas fecha em queda de 16,23%, recorde histórico

model-1

A bolsa de Atenas fechou nesta segunda-feira (3) em queda de 16,23%, um tombo histórico segundo os operadores, em seu primeiro dia de negociações depois de permanecer fechada por cinco semanas, desde que o governo do país impôs o controle de saques em bancos no auge da crise econômica.

O índice ATHEX fechou em 668,06 pontos. Segundo a agência France Presse, a última queda deste montante remonta a dezembro de 1987, quando a bolsa caiu 15,3% em uma sessão.

Entre as vendas maciças e a carência de compradores - especialmente dos investidores gregos sujeitos a fortes limitações em suas operações- o índice geral entrou em queda livre.

Na mínima do dia, a bolsa chegou a cair 23%, recuperando-se levemente ao longo da sessão.

Os principais bancos do país, em situação frágil depois da retirada de mais de 40 bilhões de euros desde dezembro, foram os mais afetados pelo tombo desta segunda-feira. O índice dos títulos bancários fechou com uma queda de quase 30%.

Ao longo da semana passada, investidores afirmavam esperar grandes perdas devido ao temor em relação à possível piora na economia da Grécia.

No início da semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) deu sinal verde aos planos apresentados pela Grécia para a reabertura - com limitações, apesar de não terem decidido o momento em que as negociações, suspensas há um mês, seriam retomadas.

Caso o governo de Alexis Tsipras consiga finalmente carimbar um acordo com os credores para um terceiro resgate no valor de cerca de 86 bilhões de euros, calcula-se que os bancos poderão requerer até 25 bilhões de euros para sua recapitalização.

Bolsa estava fechada desde junho
A Bolsa de Atenas fechou em 29 de junho, mesmo dia em que os bancos gregos, após a recusa do BCE de elevar o teto dos empréstimos através do mecanismo de liquidez de emergência, em resposta a ruptura das negociações entre a Grécia e seus credores.

Os bancos reabriram em 20 de julho, após três semanas fechados, mas funcionam com restrições às transações bancárias e com controle do limite de saques.

Apesar de a Grécia ter acertado um pacote de ajuda com seus credores no mês passado, a luta política em Atenas a respeito das condições deste acordo ainda podem resultar na convocação de eleições antecipadas por Alexis Tsipras.

A Comissão Europeia espera que a Grécia volte à entrar em recessão em 2015, registrando uma contração entre 2% e 4% em sua economia.

A economia do país esteve em recessão durante seis anos, até 2014.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site