Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Bovespa recua nesta sexta-feira, acompanhando exterior

model-1

A Bovespa opera no vermelho nesta sexta-feira (11) , tendo como pano de fundo a fraqueza dos mercados acionários externos, com agentes financeiros repercutindo a perda do grau de investimentos pela Standard & Poor's por várias empresas brasileiras e potenciais medidas para o controle das contas públicas.

Destaques

Entre as maiores altas estavam as ações da Siderúrgica Nacional (6,44%) e da Usiminas (6,13%). E entre as maiores baixas estavam os papéis do Bradespar (-3,97%) e da Petrobras (-3,51%).

No caso da Petrobras, o recuo vinha em meio à queda dos preços do petróleo e corte na recomendação e preço-alvo por bancos estrangeiros, entre eles o Bank of America Merrill Lynch.

Pouco antes do fechamento na véspera, a S&P também rebaixou o rating da empresa para grau especulativo, como parte de uma série de ações sobre ratings de companhias brasileiras após ter tirado o grau de investimento do Brasil na quarta-feira. A S&P foi a segunda das três principais agências de classificação de risco a colocar nota da estatal em grau especulativo - a primeira foi a a Moodys Investors Service, em fevereiro.

Vale perdeu o fôlego da abertura e mostrava declínio de quase 2%, mesmo após forte alta dos preços do minério de ferro na China e manutenção do grau de investimento da companhia pela S&P.

Cenário local e externo

Em Wall Street, os principais índices acionários recuavam, com investidores adotando posições conservadoras antes da decisão de política monetária nos Estados Unidos na próxima semana, diante da chance de o Federal Reserve elevar os juros pela primeira vez em quase uma década.

O gestor Joaquim Kokudai, da JPP Capital, disse que o comportamento do mercado externo é de certa cautela, mas que há um sentimento de que o ambiente político local pode caminhar para um desenho melhor após o Brasil perder o selo de bom pagador por uma das grandes agências de classificação de risco.

"A perda do grau de investimento do país pela Standard & Poor's trouxe um senso de urgência para implementar medidas fiscais", afirmou.

Entre as alternativas ventiladas na mídia brasileira está a criação de tributo sobre transações financeiras, conforme noticiou o jornal Valor Econômico.

Também repercutia reportagem do jornal Folha de S.Paulo segundo a qual a presidente Dilma Rousseff cogita substituir o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, por uma pessoa que não seja filiada ao PT.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site