Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Cade aponta risco concorrencial na compra da Monsanto

model-1

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) avaliou que a aquisição da Monsanto pela Bayer gera concentração significativa no mercado de sementes de soja e algodão transgênicos, por unir dois dos principais concorrentes desses setores no mundo.

O parecer da superintendência destaca que as duas culturas são importantes para a economia do país e afirma que o mercado já é significativamente concentrado e com elevadas barreiras à entrada de novos competidores.

A operação agora será analisada pelo Tribunal do Cade, que tem a palavra final sobre o processo e pode seguir ou não as recomendações da Superintendência-Geral.

A compra da norte-americana Monsanto pela farmacêutica e companhia de produtos químicos alemã Bayer foi anunciada em ssetembro de 2016, por US$ 66 bilhões.  A Monsanto é líder mundial dos herbicidas e engenharia genética de sementes.

A aquisição tem potencial de criar uma empresa que dominará mais de um quarto do mercado mundial combinado para sementes e pesticidas em uma rápida consolidação da indústria de insumos agrícolas.

De acordo com parecer, a aquisição da Monsanto pela Bayer também favorece a concentração na produção e comercialização da soja e do algodão, agravada pelo fato de que a maioria dos demais concorrentes com atuação no Brasil depende dessas empresas para obter acesso à biotecnologia utilizada nas sementes.

O parecer, publicado nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial da União, afirma ainda que com aquisição da Monsanto, a Bayer "se tornará dominante em elos fundamentais da cadeia das principais culturas, fortalecendo, de forma preocupante, a posição da empresa junto aos canais de distribuição".

Fonte: G1



Notícias

Publicações

Nosso Site