Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Cai diferença da inadimplência entre grupos de consumidores

model-1

A diferença entre a inadimplência de ?antigos? e ?novos? consumidores é a menor desde junho de 2009, quando teve início a série histórica da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). São considerados ?novos? consumidores aqueles que tiveram CPF consultado pela primeira vez nos últimos 6 meses. Os ?antigos? são os demais consumidores.

A inadimplência dos ?novos? consumidores foi, em média, 16,5% maior que a inadimplência dos ?antigos? consumidores, resultado inferior à média histórica (22,7%) e bem abaixo do pico observado em julho de 2013 (29,8%).

A probabilidade dos ?novos? consumidores se tornarem inadimplentes continua superior à dos ?antigos?, apesar de a diferença ter diminuído. ?A inexperiência das pessoas que estão tomando crédito pela primeira vez é a principal explicação para essa diferença, porque sabemos que esse é um processo de aprendizado?, diz o presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado.

A redução dessa diferença, no entanto, indica dois aspectos positivos para o mercado de crédito brasileiro, segundo a Boa Vista. Por um lado, os novos consumidores estão chegando ao mercado mais cautelosos do ponto do vista das finanças pessoais, e por outro, os ofertantes estão conseguindo avaliar melhor esse novo consumidor de crédito, utilizando ferramentas de análise mais eficientes.

?O fato dos novos consumidores de crédito apresentarem padrões de comportamento mais próximos do de consumidores mais experientes é um grande passo na construção de um mercado de crédito mais saudável?, afirma Dourado.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site