Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   CMN mantém juro de longo prazo em 7,5% aa no 1º tri de 2017

model-1

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu nesta quarta-feira (21) manter a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) em 7,5% ao ano no primeiro trimestre de 2017, segundo comunicado publicado na página do Banco Central na internet.

A taxa serve de referência para os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao setor produtivo.

Com a decisão, a TJLP se mantém no maior patamar desde o segundo trimestre de 2006, ou seja, em pouco mais de dez anos. Desde o início deste ano, a taxa se encontra neste nível.

Os empréstimos concedidos pelo BNDES financiam investimentos em produção e obras de infraestrutura, entre outros.

Recentemente, o governo anunciou a devolução de R$ 100 bilhões do banco público ao Tesouro Nacional, operação que deverá ser concluída até o fim deste ano.

A Taxa de Juros de Longo Prazo é definida com base na inflação e na taxa de risco da economia brasileira, segundo a legislação.

"A TJLP é calcada tanto na meta de inflação, que não mudou, e no risco país, que tem se mantido em níveis constantes, com ligeira subida no último trimestre. É o que está na lei. Achamos que essa redução da taxa Selic [nos últimos meses], e a melhoria da perspectiva econômica, vão acabar se refletindo no risco país. Isso será revisto [patamar da TJLP no futuro]?, informou Julio costa pinto, diretor da secretaria-executiva do Ministério da Fazenda.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é formado pelos ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo Oliveira (Planejamento) e pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site