Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Confiança do empresário melhora mas pessimismo permanece

model-1

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu 1,4 ponto de outubro para novembro, atingindo 36,4 pontos neste mês, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (18), após pesquisa feita entre 3 e 12 de novembro com 3.001 empresas de todo o país.

No entanto, acrescentou a entidade, o indicador ainda está abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que sinaliza "pessimismo". O ICEI varia de zero a 100 pontos. Quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança. De acordo com a pesquisa, há 20 meses o empresário está com falta de confiança (abaixo dos 50 pontos).

"Além disso, a alta no índice em novembro foi insuficiente para recuperar a queda de 3,9 pontos dos quatro meses anteriores e está 8,4 pontos abaixo do registrado em novembro de 2014. O crescimento do ICEI é positivo, mas ainda é cedo para se falar em tendência de recuperação da confiança do industrial?, avaliou a Confederação Nacional da Indústria.

Todos os componentes do ICEI, que medem a percepção dos empresários em relação à situação atual e o futuro das empresas e da economia, se mantêm abaixo dos 50 pontos, acrescentou a entidade.

"A alta do indicador [em novembro] ocorreu, sobretudo, pela melhora da percepção das grandes empresas, cujo índice foi de 35,7 pontos em outubro para 37,7 pontos em novembro. O ICEI das pequenas empresas registrou 35,3 pontos e o das médias indústrias assinalou 35,1 pontos", informou.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site