Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   CVM abre mais dois processos para investigar JBS

model-1

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu nesta terça-feira (23) mais dois processos sobre a JBS, que se somam a outros cinco que já estavam em andamento. Os novos processos pretendem investigar a veracidade de informações divulgadas pela empresa e sua conduta ao fechar acordo de colaboração premiada com a Justiça.

Um dos novos processos abertos pelo órgão busca analisar "a veracidade da divulgação dos controladores diretos e indiretos" da Blessed Holdings, companhia com sede nos Estados Unidos que faz parte do grupo de controle da JBS S.A.

O outro processo "analisa a conduta de administradores e acionistas controladores da JBS S.A" em relação ao acordo de colaboração premiada entre executivos da companhia e sua controladora e o Ministério Público Federal.

Procurada pelo G1 às 20h20, a empresa ainda não se manifestou sobre a abertura dos novos processos.

O acordo de colaboração premiada da JBS foi assinado e homologado pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo acordo, sete executivos da JBS e da J&F se comprometeram a pagar multa de R$ 225 milhões e a colaborar com as investigações.

A JBS está no centro de uma forte crise política após as delações da empresa atingirem o governo de Michel Temer. Desde a eclosão do escândalo envolvendo investigações de corrupção na empresa, suas ações acumulam forte queda na bolsa, com perda de R$ bilhões em valor de mercado. 

Os processos anteriores

Os dois processos abertos nesta terça se somam a outros cinco que já estavam em andamento  no órgão. Eles foram instaurados nos dias 18 e 19 de maio. Nesses processos, a CVM:

  1. Pede esclarecimentos sobre "notícias e especulações envolvendo delação de acionistas controladores da JBS S.A".
  2. Trata de comunicação de "eventual prática do crime de insider trading ao Ministério Público Federal, detectados em operações realizadas no mercado de dólar futuro e em negócios com ações de emissão da JBS S.A".
  3. Analisa a atuação da JBS S.A. no mercado de dólar futuro.
  4. Analisa a atuação do Banco Original S.A., controlado pela J&F Participações, no mercado de derivativos. O mercado de derivativos inclui operações de commodities e câmbio futuro.
  5. Analisa negociações do acionista controlador da JBS S.A, a FB Participações S.A., com ações de emissão da companhia.

Fonte G1



Notícias

Publicações

Nosso Site