Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Dívida do Rio demanda 'ação específica', diz Meirelles

model-1

O estado do Rio de Janeiro, que abrigará a Olimpíada 2016 em agosto e que decretou estado de calamidade pública na última sexta-feira (17), demanda uma "ação específica" para sua dívida com o governo federal, informou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nesta segunda-feira (20), após reunião com governadores no Palácio do Planalto.

Segundo ele, o governo federal continuará as tratativas com o estado do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira. No momento em que esta reportagem foi publicada, às 19h41, Michel Temer estava reunido com o governador em exercício do estado, Francisco Dornelles.

"Vamos agora sentar com o governador Dornelles para finalizar a questão do Rio de Janeiro e o equacionamento da questão da dívida. A parte complementar, para o Rio de Janeiro, em virtude da existência da Olimpíada", explicou o ministro da Fazenda.

Segundo Henrique Meirelles, serão concedidos, portanto, benefícios a mais para o Rio de Janeiro, em relação ao que foi acordado para os demais estados.

No acordo de renegociação das dívidas com os estados, ficou definido: o alongamento do prazo das dívidas dos estados com a União por mais 20 anos; suspensão do pagamento das parcelas mensais da dívida até o fim de 2016; retomada da cobrança a partir de janeiro de 2017, com aumento gradual mensal de 5,5 pontos percentuais do valor original da parcela, ao longo de 18 meses; e alongamento por 10 anos, com 4 anos de carência, de cinco linhas de crédito do BNDES.

O ministro da Fazenda disse ainda que todos os demais estados "entenderam e foram solidários a uma solução complementar para o Rio de Janeiro por conta dos jogos olímpicos, e da decretação do estado de calamidade pública.

"Todos estados entenderam isso, foram solidários a isso. Vamos concluir as tratativas com o Rio de Janeiro e as medidas adequada serão anunciadas em seguida", afirmou Meirelles.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site