Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Expansão do setor portuário ajudará retomada do crescimento

model-1

O ministro dos Portos, Edinho Araújo, afirmou nesta quinta-feira (6) que a expansão e modernização do setor portuário ajudará a impulsionar a retomada do crescimento econômico do país. O ministro participou de uma comissão geral na Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre os investimentos realizados pelo governo federal na área.

O ministro disse ainda que ?confia? numa resposta positiva do setor ao Plano de Investimento em Logística, lançado em junho pelo governo federal, com o objetivo de modernizar a infraestrutura do país. Na ocasião, o governo anunciou um pacote de concessões à iniciativa que envolve portos, aeroportos, ferrovias e rodovias.

Só para o setor portuário, o investimento privado previsto é de R$ 37,4 bilhões. Ao todo, serão 50 arrendamentos, 66 novos portos privados, os chamados TUPs, e 24 renovações de arrendamentos.

Ainda este ano deve ser licitado o primeiro bloco do plano, que abrange o arrendamento de 9 áreas no porto de Santos e 20 no Pará.

De acordo com Araújo, a Secretaria de Portos da Presidência da República está trabalhando na formatação do segundo bloco, que inclui 21 terminais nos portos de Suape, Aratu, Rio de Janeiro, São Sebastião, Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul, Manaus, Santana e Itaqui, com  investimento estimado de R$ 7,2 bilhões.

A licitação, segundo o ministro, deve ser lançada no primeiro semestre de 2016.

O ministro também lembrou que 95% da corrente de comércio brasileira passa pelos portos. Segundo ele, o poder público tem feito a sua parte, acelerando autorizações de novos empreendimentos.

A discussão entre parlamentares e Araújo faz parte da série de comissões gerais que a Câmara tem promovido com os 39 titulares das pastas sobre as propostas do governo federal para cada setor.

Redução de ministérios
Questionado por jornalistas sobre a possível incorporação da Secretaria de Portos ao Ministério dos Transportes, em uma eventual redução do número de pastas, Araújo disse desconhecer que o tema esteja em estudo pelo governo. ?Essa questão eu não vou discutir porque ela não me foi trazida, eu tenho conhecimento através de jornais. E não me diz respeito também. Me compete, enquanto ministro, o que eu tenho feito, trabalhando muito, com uma equipe bem reduzida, mas muito competente?, afirmou.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site