Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   FGV: Índice de confiança do comércio volta a subir em maio.

model-1

O Índice de Confiança do Comércio subiu 6,2 pontos em maio, chegando a 67,4 pontos. O índice foi divulgado nesta segunda-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV)

Com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o índice havia acumulado perdas de 38,6 pontos nos últimos dois meses e chegado ao menor nível da série histórica, de 61,2 pontos.

?Apesar da alta no mês, esse resultado pode ser visto como uma acomodação em patamar muito baixo, dado que esse resultado positivo recuperou apenas 16% da confiança perdida desde março?, diz em nota Rodolpho Tobler, coordenador da sondagem do comércio do Ibre/FGV.

Para o pesquisador, as incertezas sobre a recuperação econômica geram cautela do consumidor e fazem com que a recuperação não seja robusta.

Futuro incerto

Mesmo que tímida, a confiança subiu em todos os seis principais segmentos do comércio neste mês. Mas o termômetro de horizonte futuro ainda mostra alguma desconfiança. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 8,4 pontos, para 69,3 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu apenas 3,7 pontos, a 66,9 pontos ? segundo pior resultado da série histórica.

A pesquisa mostra também que os níveis de consumo no atual cenário continuam em itens básicos. Em médias móveis trimestrais, revendedores de bens essenciais (hiper e supermercados, alimentos, bebidas e artigos farmacêuticos) registram alta no índice de 0,7 ponto em relação ao mês anterior.

Em compensação, para os revendedores dos demais itens, o índice recuou 15,1 pontos na mesma base de comparação, um ritmo baixíssimo fora da cesta essencial de compras.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site