Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Inflação prevista pelos consumidores estabiliza em dezembro

model-1

Pelo segundo mês consecutivo, a expectativa mediana dos consumidores brasileiros para a inflação nos próximos 12 meses ficou relativamente estável ao passar de 9,2%, em novembro para 9,1%, em dezembro.

?Em 2016, a expectativa de inflação dos consumidores para os próximos 12 meses cedeu 1,9 pontos percentuais, com uma acomodação nos últimos três meses, acompanhando a desaceleração do IPCA. Este é um resultado esperado, uma vez que a inflação acumulada nos últimos 12 meses é uma das variáveis mais importantes na formação das expectativas dos consumidores. Desta forma, espera-se ainda novas quedas na expectativa de inflação dos consumidores. ?, afirma o economistaPedro Costa Ferreira, da FGV/IBRE.

Em dezembro houve um aumento da proporção de consumidores prevendo inflação dentro da banda do regime de metas de inflação (4,5% e 6,5%) nos 12 meses seguintes, de 11,1% para 11,9%.

Entre as diferentes faixas de renda familiar, houve alta das expectativas de inflação somente nas famílias que ganham entre R$2.100,01 e R$4.800,00 cujas expectativas passaram de 9,3% para 9,8%. Nas demais faixas, a expectativa de inflação dos consumidores recuou, como mostra a tabela abaixo.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site