Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Monitor do PIB da FGV mostra retração em janeiro

model-1

         O Monitor do PIB-FGV mostra retração de 0,06% do PIB em janeiro ante dezembro de 2016. Apesar de negativa, é a taxa menos negativa dos últimos 11 meses. Com relação ao mesmo período do ano anterior, o PIB recuou 0,3% em janeiro, o resultado menos negativo dos últimos 22 meses, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). "Esses resultados apontam que a recuperação da economia continua, a despeito do lento ritmo que se tem observado?, disse Claudio Considera, coordenador do monitor do PIB-FGV.

O PIB brasileiro recuou 0,22% no trimestre terminado em janeiro quando comparado ao trimestre terminado em outubro de 2016, com a série ajustada sazonalmente. A taxa é a menos negativa dos últimos 8 trimestres, segundo a FGV. O recuo de janeiro foi de 0,06% quando comparado a dezembro.

O Monitor do PIB-FGV estima mensalmente o PIB brasileiro em volume. O objetivo é que haja um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das contas nacionais do IBGE.

CONSUMO  DAS FAMÍLIAS

O consumo das famílias recuou 2,6% no trimestre findo em janeiro em relação ao mesmo trimestre de 2016. O componente bens duráveis apresentou crescimento de 0,5% - primeira taxa positiva após 32 consecutivos de taxas negativas na base de comparação.

INVESTIMENTOS

A formação bruta de capital fixo, que mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, ou seja, aqueles que servem para produzir outros bens, teve contração de 3,9% no trimestre findo em janeiro em relação ao mesmo trimestre de 2016. O destaque ficou por conta de máquinas e equipamentos, que já havia apresentado modesta contribuição positiva para a taxa trimestral interanual no 4º trimestre de 2016 de 0,2 ponto percentual e chegou em janeiro como uma contribuição de 1,4 p.p.

EXPORTAÇÃO

A exportação apresentou crescimento trimestral de 1,7% no trimestre findo em janeiro em comparação ao mesmo trimestre em 2016. A variação atenuou a tendência de queda observada nos últimos trimestres, segundo a FGV. Todos os componentes da exportação apresentaram recuperação na comparação com o trimestre terminado em dezembro.

IMPORTAÇÃO

A importação cresceu 8,2% no trimestre terminado em janeiro ante igual período do ano anterior. A variação apresenta tendência consistente de retomada, diz a FGV. Apesar dessa tendência positiva, o componente bens de capital ainda se encontra em patamar negativo, com queda de 15,2% registrada no trimestre móvel findo em janeiro.


Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site