Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Premiê grego apela a parlamentares que apoiem plano fiscal

model-1

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, fez um apelo aos parlamentares de seu partido Syriza nesta sexta-feira (10) para apoiarem o plano fiscal em troca de ajuda dos credores, disse uma autoridade do governo, em uma tentativa de última hora para evitar o colapso financeiro.

"Estamos sendo confrontados com decisões cruciais", disse Tsipras a parlamentares segundo uma autoridade do governo. "Nós temos um mandato para conseguir um acordo melhor do que o ultimato que o Eurogrupo nos deu, mas certamente não um mandato para tirar a Grécia da zona do euro."

Faltando poucas horas para o fim do prazo determinado pela Comissão Europeia, o governo grego entregou, nesta quinta-feira (9), as propostas detalhadas de reforma para receber ajuda financeira dos europeus. A confirmação foi feita pelo porta-voz da presidência do Eurogrupo (reunião de ministros das Finanças da zona do euro), Michel Reijns, pelo Twitter.

O documento ainda terá que ser aprovado pelo parlamento grego, o que deve acontecer na sexta-feira.

As propostas
O conteúdo da proposta ainda não foi divulgado oficialmente. De acordo com a Reuters, no entanto, o governo grego pede ? 53,5 bilhões de euros para cumprir obrigações até o final de junho de 2018. Em contrapartida, se comprometeu a cumprir uma meta de superávit primário de 1% este ano, e de 2% em 2016. Os impostos sobre restaurantes seriam elevados para 13%, enquanto hotéis teriam alíquota de 13%.

A proposta prevê ainda elevação dos impostos para empresas; fim dos benefícios tarifários para as ilhas até o final de 2016; fim de alguns benefícios previdenciários até o fim de 2019; alta de impostos para empresas de transportes marítimos; e criação de uma tarifação sobre a publicidade na televisão. Além disso, o texto prevê, ainda de acordo com a Reuters, o corte de ? 300 milhões nos gastos militares até o final do próximo ano.

Datas para privatização dos portos gregos deverão ser anunciadas ainda em outubro deste ano. A proposta também prevê que a privatização de aeroportos será facilitada.

Avaliação
Uma reunião do Eurogrupo está marcada para sábado, a partir das 10h, para discutir as propostas apresentadas. Separadamente, a reunião dos líderes da zona do euro vai começar no domingo às 11h e depois ocorrerá encontro do Conselho Europeu, com 28 líderes do bloco, informou a União Europeia.

Pedido de ajuda
Na quarta-feira, os gregos entregaram uma carta com um pedido formal para um empréstimo de resgate ao Mecanismo Europeu de Estabilização (ESM, na sigla em inglês), órgão responsável por fornecer ajuda financeira aos membros do bloco.

Na carta, assinada pelo ministro das Finanças da Grécia, Euclidis Tsakalotos, o país solicita ajuda, em valor não especificado, por três anos, e se compromete a realizar "reformas e medidas amplas a serem implementadas nas áres de sustentabilidade fiscal, e crescimento de longo prazo".

Em troca, se compromete a "implementar imediatamente um conjunto de medidas, a partir da próxima semana, incluindo medidas relacionadas a reforma tributária e medidas relacionadas a pensões".

O detalhamento dessas medidas é o que consta da proposta entregue nesta quinta-feira.

Propostas realistas
Mais cedo, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que os credores da Grécia devem fazer propostas "realistas" sobre a grande dívida pública que Atenas deseja incluir na mesa de negociação, a poucos dias do fim do prazo para que o governo apresente propostas de ajustes e reformas.

"As propostas realistas da Grécia devem ser acompanhadas de propostas realistas dos credores sobre a sustentabilidade da dívida", disse Tusk em uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel. ?Então teremos uma situação de ganha-ganha?, disse.

Tusk disse que conversou por telefone nesta quinta-feira com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, e pediu a ele urgência na entrega do plano de reformas ?completo?.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site