Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Produção da indústria cai em 8 dos 15 locais em fevereiro

model-1

A produção industrial caiu em 8 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de janeiro para fevereiro, apesar de ter registrado crescimento na média total no país, divulgou o órgão nesta quata-feira (11).

As maiores quedas foram registradas no Pará (-10,9%), no Amazonas (-5,9%) e no Mato Grosso (-4,4%). A produção também recuoi nas indústrias de Minas Gerais (-2,8%), Espírito Santo (-1,1%), Ceará (-0,7%), São Paulo (-0,5%) e Rio Grande do Sul (-0,1%).

A produção da indústria brasileira cresceu 0,2% em fevereiro frente a janeiro, na série com ajuste sazonal. O resultado de fevereiro veio abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado (1,2%) e ficou longe de recuperar o recuo de 2,2% registrado em janeiro, refletindo a retomada ainda lenta da economia.

Seis dos 15 locais pesquisados registraram alta em fevereiro. Os melhores resultados foram verificados no Paraná (3,3%), na Região Nordeste (2,6%), em Pernambuco (1,3%), e Rio de Janeiro (1,2%). Santa Catarina (0,9%) e Bahia (0,9%) também registraram taxas positivas. Já a produção industrial em Goiás ficou estável.

Indústria do Amazonas cresce 16,2% na comparação anual

Na comparação com fevereiro de 2017, o setor industrial cresceu 2,8% em fevereiro de 2018, com resultados positivos em 9 dos quinze locais pesquisados. O destaque foi a indústria do Amazonas, que cresceu 16,2% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2017, alavancada pela fabricação de eletrônicos como televisores, computadores pessoais portáteis e celulares.

A proximidade da Copa do Mundo de futebol estimulou a alta na produção dos televisores neste início de ano, em especial no Amazonas, que tem na Zona Franca de Manaus um incentivo para essa linha.

"A indústria de informática é a que costuma puxar esse estado, mas desta vez os destaques foram as TVs, que já demonstraram crescimento em janeiro. Os demais setores tiveram comportamento dentro da média", explica o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, que ressaltou que o Amazonas responde por 3% da Indústria do país.

No acumulado dos últimos 12 meses, a alta é de 3%, a maior desde junho de 2011 (3,6%), com crescimento em 12 dos 15 locais pesquisados.

No acumulado nos dois primeiros meses do ano, a produção nacional cresceu 4,3%, frente ao mesmo período de 2017, com alta em 10 dos 15 locais pesquisados.


Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site