Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Proporção de endividados recua, mas inadimplência piora

model-1

A proporção de famílias endividadas caiu para 58,7% em maio, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (24) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em abril, o número era de 59,6% e, em maio de 2015, de 62,4%.

Segundo a CNC, o resultado foi puxado pela queda no consumo nos últimos meses, em meio também à diminuição da confiança do consumidor.

Por outro lado, a pesquisa mostra que houve piora nos índices de inadimplência. A proporção de famílias que possuem contas atrasadas aumentou de 23,2% em abril para 23,7% em maio. Houve também piora em relação a maio de 2015, quando a proporção era de 21,1%.

A proporção de famílias que se declaram muito endividadas subiu de 14,5% em abril para 14,9% em maio. No mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 2,4 pontos percentuais.
Também subiu o número de famílias que afirmam que permaneceriam inadimplentes. A proporção chegou a 9% em maio, contra 8,2% em abril e 7,4% em maio de 2015.

Em maio, o tempo médio de comprometimento com as dívidas foi de 7,3 meses, sendo que 35,1% dos 18 mil consumidores entrevistados estão comprometidos com dívidas por mais de um ano. Ainda de acordo com a CNC, do total das famílias brasileiras, 23,5% têm mais da metade da renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site