Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   RJ era o maior produtor de petróleo e gás do país em 2014

model-1

O Rio de Janeiro era o maior produtor de petróleo do país em 2014 com 68,4% do total produzido no país, mostrou a pesquisa Logística de Energia 2015 ? Redes e Fluxos, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (23). Esse percentual é quatro vezes mais maior do que o observado no segundo colocado, o Espírito Santo (16,3%), no mesmo ano.

São Paulo era o terceiro maior produtor no período, com 7,2%. Ainda de acordo com o IBGE, os outros estados produtores somados concentravam 8,1% do total de petróleo produzido no Brasil.

O estado do Rio de Janeiro também se destacou na produção de gás natural, com 34,8%, mais do que o dobro do que o Espírito Santo, que ocupa a segunda colocação extraindo 14,9%. De acordo com o instituto, os estados do Amazonas e São Paulo detêm ?produções significativas? com 14,7% e 13,1%.

?O padrão geográfico é muito determinado pelas condições técnicas e naturais. Isso tem um lado obvio, que só dá para tirar petróleo onde tem petróleo. Só que no lado da energia elétrica, a localização da geração também segue as bacias hidrográficas que tem potencial, tem condições técnicas para acontecer?, analisou o gerente da pesquisa, Marcelo Mota.

Em relação a 2013, houve um crescimento da produção de petróleo no estado do Rio de Janeiro de 5,86%, e gás-natural, 10,91%, segundo o Anuário Estatístico Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2015, da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O propósito do levantamento foi mapear os recursos energéticos do país, utilizando as informações públicas disponíveis pelas agência para produzir um panorama geográfico da energia, informou Bruno Dantas, responsável pela pesquisa.

92,5% do petróleo no mar

A produção de gás, no entanto, era um pouco menos concentrada no mar do que a de petróleo, analisou a pesquisa. Eram 73,3% de origem marítima e 26,7% de produção em terra. O pré-sal representava 19,6% do total extraído no país, ou 31,9 bilhões de metros cúbicos.

Já o petróleo tinha 92,5% do seu volume produzido em ambiente marinho e 7,5% no continente.

Em termos absolutos, porém, 841 poços produtores de petróleo e gás natural estavam situadas no mar enquanto 8.263 estavam no continente.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site