Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   S&P corta notas de bancos e instituições financeiras

model-1

A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou as notas de crédito em moeda local e estrangeira de bancos, instituições financeiras e seguradoras nesta sexta-feira (12), um dia após ter cortado o rating soberano do Brasil. Entre os rebaixados estão Bradesco, Itaú, Caixa Econômica e BNDES.

A ação é um desdobramento direto do rebaixamento da nota de crédito do Brasil, anunciado na véspera. Não significa, necessariamente, que as instituições financeiras estão em situação ruim. Como os grandes bancos operam no Brasil, a nota soberana funciona como uma espécie de ?teto? para os ratings dessas instituições.

Com perspectiva estável, parte dos bancos e instituições financeiras também caíram um nível, passando de BB para BB-. Assim, elas estão classificadas em três níveis abaixo do chamado grau de investimento.

O "selo de bom pagador" assegura aos investidores um menor risco de calotes. A partir da nota de risco, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido.

A ação de rating foi tomada ainda em relação a outros bancos, como Votorantim, ABC Brasil e Safra, a bolsa brasileira (B3), além de subsidiárias como a Bradesco Seguros.

Veja abaixo os principais bancos que tiveram as notas em moeda estrangeira rebaixadas nesta sexta-feira (12):

- Banco Bradesco S.A.

- Itau Unibanco Holding S.A.

- Itau Unibanco S.A.

- Banco Citibank S.A.

- Banco do Brasil S.A

- Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

-Banco Safra

- Banco Santander (Brasil) S.A.

- Banco do Nordeste do Brasil S.A.

- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

- Caixa Econômica Federal

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site