Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Serviços avançam 2,6% em julho

model-1

O setor de serviços teve sua segunda taxa positiva seguida em julho, quando avançou 2,6%, informou o IBGE nesta sexta-feira, 10, na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Nos meses de junho e julho, o setor acumula ganho de 7,9%. Na comparação anual, no entanto, o setor tem sua quinta taxa negativa seguida, com queda de 11,9% em relação a julho de 2019.

No acumulado dos primeiros sete meses de 2020, houve recuo de 8,9%. Já em doze meses, o volume de serviços caiu 4,5%.

Entre fevereiro e maio, os serviços passaram por uma sequência de quatro taxas negativas, período em que acumulou uma perda de 19,8%.

Com um peso de 70% dno Produto Interno Bruto (PIB), os seriços têm tido mais dificuldade de se recuperar da crise do coronavírus, diferentemente da indústria e do comércio, que vêm apresentando uma recuperação mais rápida. O setor é bastante dependente de atividades presenciais e, por isso, sofreu mais durante o período de isolamento.

?O avanço de 2,6% não foi suficiente para eliminar as perdas observadas entre fevereiro e maio. Vale destacar que o efeito da pandemia propriamente dito ocorreu entre março e maio. O resultado negativo de fevereiro ainda não era decorrente das medidas de isolamento social e sim uma acomodação do setor de serviços frente ao avanço do final de 2019?, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, em material de divulgação do instituto.

Fonte: Exame


Notícias

Publicações

Nosso Site