Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   Setor de serviços cai 1% em fevereiro e tem pior resultado

model-1

O volume de serviços prestados no Brasil caiu 1% em fevereiro, na comparação com janeiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se do pior resultado do setor desde julho de 2018 (-3,1%) e do terceiro resultado negativo do setor em quatro meses, o que indica que uma perda de dinamismo antes mesmo das medidas de isolamento e de distanciamento social impostas no país em razão da pandemia de coronavírus.

O IBGE também revisou para baixo a alta de janeiro, para uma taxa de 0,4%, ante leitura anterior de avanço de 0,6%. 

Evolução do volume de serviços no país mês a mês ? Foto: Economia G1

"Após crescer 0,4% em janeiro, o setor voltou a cair, ficando 11,1% abaixo do ponto mais alto da série, que ocorreu em novembro de 2014", destacou o IBGE.

Na comparação com fevereiro de 2019, o total do volume de serviços avançou 0,7%, alcançando a sexta taxa positiva consecutiva, apesar de a magnitude do crescimento ter se mostrado menos intensa.

No acumulado no ano houve alta de 1,2% frente a igual período do ano anterior. Em 12 meses, o setor também mostrou perda de ritmo, passando a acumular avanço de 0,7% em fevereiro, ante alta acumulada de 1% em janeiro. 

Pandemia segue afetando a economia do Brasil 

O que cresceu e o que caiu

Das 5 atividades pesquisadas, 3 registraram queda em fevereiro, com destaque para os Serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,9%) e Serviços de informação e comunicação (-0,5%), e serviços prestados à família (-0,1%).

Por outro lado, houve crescimento nas atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,4%) e de outros serviços (0,2%).

Veja a variação do volume de serviços em fevereiro, por atividade e subgrupos:

Já o índice de atividades turísticas teve variação negativa de 0,3% em fevereiro, passando a acumular perda de 0,7% em dois meses e eliminado parte do avanço verificado em dezembro de 2019 (1,8%).

Serviços caíram em 16 das 27 Unidades da Federação

Regionalmente, 16 das 27 unidades da federação registraram retração no volume dos serviços em fevereiro, com destaque para São Paulo (-0,6%) e Minas Gerais (-1,8%). Em contrapartida, os principais impactos positivos em termos regionais vieram do Rio de Janeiro (1,2%) e do Rio Grande do Sul (1,7%).

Perspectivas

O setor de serviços tem forte peso sobre o Produto Interno Bruto, cuja expectativa para este ano na pesquisa Focus realizada pelo Banco Central já é de uma contração de 1,18% em meio às consequências da pandemia de coronavírus.

A epidemia de coronavírus fechou muitas empresas e deixou trabalhadores em isolamento em casa, o que provoca fortes incertezas sobre a economia e o mercado de trabalho e mina qualquer chance de recuperação do setor de serviços.

Os efeitos mais concretos dessas medidas devem aparecer nos resultados de março sobre as atividades econômicas do país.

"O que a gente imagina agora é uma queda expressiva em março e uma continuidade da queda em abril e maio, a depender da quarentena e como vão sobreviver as empresas pós-Covid-19", disse à Reuters o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Fonte: G1


Notícias

Publicações

Nosso Site